Este fim de semana aconteceu um episódio muito desagradável contigo.
No sábado fomos dar um passeio pelas vinhas e campos de trigo quando tu tiveste um ataque de espirros violentíssimo que te deixou a sangrar de uma narina e com o focinho cheio de baba. Pensei logo que fossem terrenos sulfatados e que podias estar envenenado, não conheço os sintomas mas perante aquele quadro só isto me pareceu provável.
Procuramos imediatamente um veterinário que, ausente, disse-nos que poderia tratar-se de um género de espiga que tinha sido inalada. Como tu continuavas a espirrar e a sangrar telefonei com urgência para o teu veterinário e perguntei-lhe o que podia ser feito para remediar até segunda-feira. Sugeriu-me água, eventualmente humedeceria e acalmava a irritação.
Levamo-lo - agora mais calmo - para a Serra de Montejunto e, na descida, encontramos um lago artificial onde o gado sacia a sede. O Açor achou-o um figo e esteve todo esse tempo lá dentro enquanto nós picnicavamos o lanche tardio. E brincou e nadou e correu e fitou outros cães e nadou... e nadou ainda mais..! Foi giríssimo ver a satisfação com que abocanhava a água ao nadar.
O veterinário tinha razão, a espiga não só humedeceu como acabou por sair.
Fiquei muito orguhosa por ver no rosto do João a mesma preocupação que a minha e agradeço com muito amor tudo o que fez para me ajudar a resolver o problema.
Uma festinha ao Açor e um beijo cheio de ternura ao Joni...***