quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Tenho aqui algumas dicas importantes que recolhi no site www.encontra-me.org


Medidas Essenciais
Para Evitar Que Um Animal Se Perca

Infelizmente, não há medidas infalíveis. No entanto, se tentar seguir o melhor que puder as sugestões que se seguem, estará a reduzir significativamente a probabilidade de perder um animal.

Nunca deixe o seu animal passear sozinho na rua! Ele poderá ser atropelado, poderá assustar-se e não saber regressar a casa, poderá seguir uma fêmea no cio e perder-se, poderá ser roubado ou poderá ainda ser recolhido pelos serviços camarários.
Passeie sempre o seu animal com trela! Quando sair para passear o seu animal, ou levá-lo ao veterinário, leve-o sempre com trela (ou numa transportadora) e segure a trela firmemente com a mão. Tenha em atenção que, ao sair do seu ambiente, o animal poderá assustar-se com algo ou sentir-se desorientado e escapar ao controlo do dono.
Mantenha portas e janelas bem fechadas! Muitos casos de desaparecimento de animais são causados por simples distracção por parte dos donos ou das pessoas da casa. Se tiver gatos, mantenha as janelas/varandas de casa fechadas. As quedas de gatos são frequentes.
Identifique o seu animal! Esta simples medida poderá ser a solução no caso de o seu animal se perder. Na coleira do seu animal, além da placa metálica com o nº de registo camarário, coloque também uma placa com o seu nome e contacto telefónico (dois números de telefone de preferência). Peça ao veterinário que implante um microchip no seu animal. Um animal identificado tem muito mais probabilidades de regressar a casa.
Seja extremamente vigilante em situações não familiares! Por exemplo, se tiver obras dentro de casa ou no quintal e uma porta ou portão tiver de estar permanentemente aberta/o, mantenha o seu animal numa área segura da qual tenha certeza que não sairá.
Não deixe o seu animal sozinho! Nunca deixe o seu animal preso a um poste ou dentro do carro enquanto vai às compras. Se tiver um quintal/jardim com muros baixos para a rua, evite deixar o seu animal sozinho no quintal/jardim enquanto não está ninguém em casa. Uma parte considerável dos roubos de animais no nosso país advém de situações em que o animal fica sozinho ao alcance de terceiros.
Tenha atenção nas viagens! Tenha cuidado redobrado nas viagens com animais. O ideal seria colocar o seu animal dentro de uma transportadora. Se tiver um acidente, um animal à solta dentro do veículo será mais facilmente atirado para fora do veículo e/ou fugirá mais facilmente do local devido ao susto. Em viagens de férias, certifique-se de que o seu animal terá um lugar seguro e apropriado para ficar. A recuperação de animais desaparecidos em viagens é bem mais difícil e trabalhosa.
Esterilize o seu animal! Quer seja macho ou fêmea, estando esterilizado, o seu animal terá menos tendência a fugir. Além disso, a esterilização oferece outras vantagens, como uma vida mais longa e saudável. Para mais informações, consulte Esteriliza-me.org.
Tenha fotografias actualizadas do seu animal! Na eventualidade de o seu animal um dia desaparecer, tenha sempre em casa uma fotografia actualizada do seu animal. Ela poderá ser essencial para que o animal seja rapidamente localizado.